CTB

CTB

terça-feira, 30 de setembro de 2014



Esta oficina será dividida em três edições, sendo a primeira destinada a alunos do ensino primário, a segunda aberta ao público em geral e a terceira ao público sénior. Ao longo da oficina serão construídos vários brinquedos ópticos e realizados pequenos filmes animados, que revelarão aos formandos os segredos do processo de criação dos chamados “desenhos animados”.

Justificação – O cinema de animação é uma das mais multifacetadas formas de arte visual dos nossos dias e utiliza uma inúmera variedade de ferramentas e suportes na sua concepção. A extraordinária abundância de possibilidades e métodos de trabalho traz a este género artístico características únicas e faz com que a animação seja utilizada para os mais variados fins no cinema em geral, bem como na televisão, web, publicidade, etc. Perceber os fundamentos básicos do cinema de animação possibilita aos formandos enriquecer as suas aptidões sobre efeitos especiais e todo o tipo de complementos visuais pra vídeo, enquanto lhes abre as portas para um vasto mundo de criatividade e técnicas.

Objectivos – Sensibilizar o público para a compreensão do funcionamento do Cinema de Animação e a sua integração no panorama artístico nacional e internacional. Conhecer e reconhecer diferentes técnicas de animação. Realizar pequenos “filmes” de animação.  Compreender o funcionamento básico do sistema de visão e processo óptico (persistência retiniana das imagens). Aumentar as capacidades críticas e de análise sobre o cinema de animação. Estimular o trabalho em equipa e as relações interpessoais; treinar a capacidade de coordenação e organização.

Descrição – A Oficina de Introdução ao Cinema de Animação estará dividida em 3 módulos. O primeiro módulo servirá de introdução e terá a duração aproximada de 6 horas, durante as quais os formandos visualizarão algumas curtas-metragens de animação e aprenderão a construir alguns dos brinquedos ópticos (Traumatrópio, Fenacistoscópio, Zootrópio e Flip Book de 24 a 48 páginas), que ajudam a elucidar as formas de funcionamento do processo óptico.
No segundo módulo, que terá aproximadamente 30 horas, desenvolver-se-á trabalho de animação com método Stopmotion. Durante este período os formandos deverão escolher diferentes técnicas e materiais (volumes, plasticina, desenho, stop-motion) para desenvolverem os seus projectos ou “filmes” (individuais ou em grupo).
No terceiro módulo (aproximadamente 14 horas) os projetos serão digitalizados, coloridos e sonorizados, de forma que possam ser apresentados publicamente e analisados, quer pelo formador, quer pelos formandos. Não só o produto final mas todo o processo de trabalho será examinado e explicado de forma a partilhar experiencias e enriquecer futuras criações.

Duração – 50 horas
Público-alvo:
1a Edição: Alunos do Ensino Primário;
2a Edição: Desempregados, Trabalhadores e/ou Estudantes do ensino secundário, superior ou profissional;
3a Edição: Público Sénior (3a Idade)
Número de participantes – 5 a 15 participantes - 3 acções em 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário